Imagem da natureza

SHELTER - Abrigo estrutural salva-vidas para proteção em sismos severos

O Projecto Shelter

Em muitas das regiões com risco sísmico elevado, como é o caso de Portugal e de muitos outros países, grande parte dos edifícios não possui resistência compatível com a ação sísmica a que poderão estar sujeitos. Os sismos nestas zonas podem provocar um elevado número de vítimas mortais. Em Portugal, como em vários outros países, o problema é particularmente grave dado o elevado número de edifícios antigos existentes e o facto de não terem, durante várias décadas, sido sujeitos a obras de reabilitação ou reforço, encontrando-se em situação de grande vulnerabilidade. A solução ideal para este problema seria a intervenção generalizada em todos os edifícios vulneráveis para lhes conferir a resistência sísmica regulamentar. No entanto, por razões económicas e outras, esta solução generalizada é, na prática, inviável.

A equipa

O papel dos parceiros que apoiaram este projeto foi também fundamental para os resultados atingidos. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil acolheu uma parte importante do programa experimental, colocando ao serviço do projeto as suas instalações e a excelência do seu know-how. Os elementos da UNIDCOM / IADE foram fundamentais no desenho das soluções do interior do abrigo, nomeadamente os bancos de segurança e os sistemas de sobrevivência no pós-colapso. Contou-se ainda com os serviços do INEGI para uma parte da instrumentação dos ensaios em mesa sísmica.

ESTUDOS EXPERIMENTAIS

O projeto SHELTER envolveu a realização de ensaios experimentais de elevada complexidade, de que se destacam os seguintes: Ensaios estáticos para avaliação da resistência da estrutura do abrigo, Ensaios de queda livre e impacto e Ensaios em mesa sísmica de um modelo de edifício de alvenaria

ESTUDOS NUMÉRICOS

Foram realizados diversos estudos numéricos para pré-dimensionamento, análise e verificação da segurança da estrutura do abrigo, bem como do banco de segurança e respetivo sistema de amortecimento.

DESIGN DE EQUIPAMENTOS

A conceção das cadeiras de segurança é essencial para garantir a proteção adequada dos ocupantes. O design cuidadoso dos equipamentos é fundamental para a sua eficácia e funcionalidade. O banco de segurança de sismos é um exemplo de inovação voltada à prevenção de danos em casos de abalos sísmicos. Investimos constantemente em tecnologia e pesquisa para melhorar a segurança em diversas áreas.

DISSEMINAÇÃO

Durante o período do projeto foram realizadas diversas ações de disseminação, não obstante os condicionamentos impostos pela situação pandémica vivida. Foram publicados artigos em revistas, bem como em conferências, nacionais e internacionais, que permitiram transmitir à comunidade técnica e científica os resultados obtidos.